Classic Cars

Descoberto o Lamborghini Miura P400 usado em “Um Golpe à Italiana”, de 1969

Compartilhe!

 

O Lamborghini Polo Storico recebeu de um colecionador um Miura, com o objetivo de descobrir a sua história. Foi identificado como a unidade usada no clássico filme “The Italian Job” (em português “Um Golpe à Italiana”, de 1969.

Se fizermos uma lista das cenas de cinema preferidas relacionadas com automóveis, a abertura do filme “The Italian Job” de 1969 será sempre uma daquelas que nunca será esquecida. A pilotagem do ator Rossano Brazzi, numa sinuosa estrada de montanha (a Col du Grand-Saint-Bernard), ao volante de um imaculado Lamborghini Miura cor de laranja (ou Arancio Miura), é algo que qualquer apaixonado por automóveis gostaria de experimentar, pelo menos, uma vez na vida. De preferência com o mesmo tema de Matt Monro, “On Days Like These” tocando no rádio, tal como nas imagens do filme. A única cena que dispensamos é a parte em que o carro entra num túnel e explode, sendo atirado de um barranco a seguir.

Na verdade, e como seria de esperar, não é o mesmo Miura que vemos nas imagens iniciais e sim a carroceria de um outro Miura que já estava acidentado e que já nem incluía componentes como motor, câmbio e suspensões, e que foi comprada pela produção do filme justamente para esta cena. Nos anos 1960 foram feitas muitas loucuras no cinema, mas destruir um Lamborghini Miura novinho não estava na ideia e nem no orçamento de ninguém naquela época, felizmente.

O carro laranja que aparece nas imagens subindo a estrada foi fornecido pela própria Lamborghini para estas filmagens, tal como a carroceria acidentada que era precisamente da mesma cor. Depois das filmagens, o Miura regressou à fábrica, foi vendido e desapareceu de cena. Nas últimas décadas, entusiastas da marca e colecionadores, têm procurado este Miura de cor laranja, mas sem qualquer sucesso. Até agora.

 

O atual proprietário do Lamborghini Miura P400 laranja é um colecionador do Liechtenstein, Fritz Kaiser, fundador do “The Classic Car Trust”, que não fazia ideia do valor que esta unidade poderia ter. Assim que comprou o carro, há apenas um ano, entregou-o aos cuidados do Lamborghini Polo Storico com o objetivo de descobrir um pouco da sua história por meio do número de chassis. Depois de consultar diversos documentos e pessoas relacionadas com a marca na época, incluindo algumas das que conduziram o carro entre a fábrica e as filmagens, ficou comprovado que este Miura com o chassis #3586 é exatamente o mesmo que foi utilizado nas filmagens de “Italian Job”, no final dos anos 1960.

Sabemos agora que o Lamborghini Miura P400 usado no filme foi retirado direto da linha de produção por ser da mesma cor que a carroceria acidentada que a produção do filme já tinha, e que foi conduzido da fábrica para as filmagens. A única coisa que foi alterada foram os bancos, uma vez que os originais eram de cor branca e não iam ficar em muito bom estado depois de uns dias de filmagens. No carro do filme, é possível os assentos escuros, mas com os encostos de cabeça originais em branco, uma vez que não houve tempo para os substituir, já que são fixados na estrutura do carro, e não nos encostos.

Quando as filmagens terminaram, o Miura P400 regressou à fábrica de Sant’Agata Bolognese, para ser preparado e entregue a um cliente italiano que vivia em Roma, tendo trocado de proprietário diversas vezes ao longo destes anos. Depois de quase 50 anos, o Lamborghini Miura P400 usado no filme está agora nas mãos de um colecionador e entregue aos cuidados do Lamborghini Polo Storico, para que lhe seja devolvido o seu estado de conservação original e perfeito que podemos ver na abertura do filme (abaixo).

E para os mais esquecidos, aqui fica o momento de glória que fez a fama deste Miura, para que todos o possam recordar: 

 


Compartilhe!
1714137907