Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Engenheiros da Ford criam motor com um turbo por cilindro

Compartilhe!

Jim Clarke, antigo engenheiro da Ford, desenvolveu um motor com um turbocompressor por cilindro, que pretende maximizar a potência e eficiência no consumo de combustível.

Responsável, entre outros, pelo motor modular V8 e pelo Duratec V6, o antigo engenheiro da Ford, Jim Clarke, uniu-se a outro ex-funcionário da marca, que era responsável pela divisão de motores da Navistar and Kohler, Dick Fotsch, desenvolvendo uma ideia simples mas que poderá revolucionar os motores de combustão interna. A patente publicada na imprensa norte-americana mostra que os dois desenvolveram um motor com um peque no turbo (20% menor que o normal) para cada um dos seus três cilindros.

Esta solução, ainda em fase de protótipo, permite que cada turbocompressor possa estar próximo das válvulas de escapamento, o que permite que os gases queimados saíam direto para a turbina. O cilindro enche assim de forma mais rápida com a mistura ar/combustível em baixos regimes, proporcionando torque máximo quase instantâneo.

Ao receber cerca de metade do fluxo de gases, consegue funcionar com maior rapidez em situações de maior carga do acelerador. Além de favorecer o desempenho, esta ideia permite ainda eliminar o atraso (turbo lag) na resposta do turbocompressor e otimizar o consumo de combustível.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español