Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FÓRMULA 1: A ÁRVORE GENEALÓGICA DAS EQUIPES

Compartilhe!

Calendario-Formula-1-2013

Bem amigos de Auto&Técnica temporada 2013 da Fórmula 1 vai começar. A frase é de Galvão Bueno, o narrador oficial do Mundial de Fórmula , mas que usamos para abrir esta matéria sobre a árvore genealógica das equipes que participam da temporada. Um pouco de história: a categoria nasce com as competições de Grandes Prêmios disputadas na Europa , no início do século XX. Apenas durante a Segunda  Guerra Mundial, houve uma pausa forçada. As competições de Grande Prêmio recomeçaram logo após o fim do conflito, em 9 de setembro de 1945, prosseguindo até hoje, sem interrupções.

A Fórmula 1 é considerada a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. Ela tem o objetivo de ser a categoria mais avançada do esporte a motor. É regulamentada pela Fédération Internationale de L´Automobile   (FIA), com sede em Paris. Ao contrário do que muitos acreditam, o registro oficial da categoria consta como Fórmula Um (Campeonato Mundial de Fórmula Um), com o numeral escrito por extenso, mas também se aceita o uso do 1 e do I. Depois desta pequena introdução histórica, vamos conhecer a história de cada uma das equipes de Fórmula 1.

rbr

Red Bull Racing

Em 2004, após cinco temporadas frustradas com a equipe Jaguar Racing, a sucessora da antiga Stewart de Jackie Stewart, a Ford anuncia sua retirada da Fórmula 1 vendendo a equpe para a Red Bull do magnata austríaco Dietrich Mateschitz. Além da F1, quando patrocinava a equipe Sauber, a Red Bull ainda apadrinhava algumas equipes e pilotos na GP2 Series, tendo a equipe Red Bull Junior Team e incluindo os pilotos Enrique Bernoldi, Christian Klien, Patrick Friesacher, Vitantonio Liuzzi e Scott Speed. Com o chassi Red Bull RB1, semelhante ao Jaguar R5, a Red Bull Racing fez sua primeira temporada em 2005.

ferrari

 

Ferrari

A Scuderia Ferrari foi fundada por Enzo Ferrari em 1929 e tornou-se a equipe de corrida da Alfa Romeo. Em 1938, a Alfa Romeo tomou a decisão de entrar com equipe própria, a Alfa Corse, que absorveu o que tinha sido a Ferrari. Enzo Ferrari não concordou com esta mudança na política e foi, finalmente, demitido pela Alfa em 1939. Os termos de sua saída proibiam-no de participar do automobilismo em seu próprio nome, por um período de quatro anos.

Em 1939, a Ferrari começou a trabalhar um carro de corrida de sua autoria, o 815 (oito cilindros, 1,5 L de deslocamento). O 815S, projetado por Alberto Massimino, foram, assim, os primeiros carros da Ferrari. A Segunda Guerra Mundial pôs um fim temporário às corridas, A Ferrari e concentrou-se em uma alternativa de uso para sua fábrica durante os anos de guerra, fazendo o trabalho de máquinas-ferramenta. Após a guerra, Enzo recrutou vários de seus ex-funcionários da Alfa e estabeleceu uma nova Ferrari, querendo projetar e construir seus próprios carros.

McLaren-Logo

McLaren

Foi criada em 1963 pelo piloto neozelandes Bruce McLaren, que faleceu num acidente em Goodwood , em 1970, aos 33 anos. A McLaren permaneceu por ter uma boa estrutura de mecânicos, técnicos, pilotos. Teddy Mayer  dirigiu a equipe por uma década, após a morte de Bruce. Ron Dennis então assumiu a direção da McLaren, onde esteve por quase 30 anos, retirando-se em 2009. A McLaren é uma equipe de automobilismo que compete no campeonato da Fórmula 1. É uma das equipes de maior sucesso na categoria. Dois pilotos brasileiros foram campeões da categoria pela equipe McLaren, Emerson Fittipaldi e em 1974 e Ayrton Senna nos anos de 1988, 1990 e 1991.

mercdes
Mercedes Benz

Mercedes Grand Prix, oficialmente Mercedes AMG Petronas Formula One Team, é uma equipe alemã  de automobilismo que compete na Fórmula 1, desde 2010 com a compra da extinta BrawnGP de Ross Brawn. A Mercedes estreou na Fórmula 1 em 1954,. No entanto, após a temporada de 1955, devido ao grave acidente nas 24 Horas de Le Mansde 1955, a Mercedes deixou o esporte e, apesar de parcial, voltando como fornecedora de motores no início dos 90. Depois de 15  de parceria com a equipe MCLaren , a Mercedes (através da Daimler), em parceria com a Aabar Investment, chegou a um acordo para adquirir uma participação de 75,1% (Daimler: 45,1%; Aabar: 30%) da então Brawn GP,  que acabara de conquistar o mundial de construtores e pilotos em 2009, em sua única temporada. Porém, a Brawn GP é remanescente do que foi a antiga Tyrrel, que virou a  BAR e, posteriormente Honda.

Lotus_Renault_GP_Logo_-_new31740

Lotus

A Renault estreou-se na Fórmula 1 no GP da Inglaterra de 1977 e permaneceu como equipe até o ano de 1985 .  No início de 2000, a Renault anuncia a sua volta para a Fórmula 1, através da compra da equipe Benetton, mas mantendo o nome da equipe por mais uma temporada. Ao fim de 2009, a Renault vendeu a parte majoritária de sua equipe para um grupo de investimentos de Luxemburgo. No final do ano de 2010, foi anunciado o acordo entre a equipe Renault e o Grupo Lotus, que comprou as ações que pertenciam ao fundo de investimentos Genii Capita,  Lotus Renault GP Team. A partir da temporada 2012 a equipe passará a se chamar apenas Lotus.

williams logo

 

Williams

WilliamsF1, anteriormente Williams Grand Prix Engineering, é uma equipe de Fórmula 1 dirigida por Frank Williams e Patrick Head. A Williams foi fundada em 1977 e é uma das três grandes equipes de fórmula 1, juntamente com a Ferrari e a McLaren.Williams fundou a equipe como ela é atualmente, em 1977, depois de duas tentativas sem sucesso de administrar equipes de Fórmula 1 de mesmo nome.

Frank Williams já era dono de equipe em 1977, somente depois, com Patrick Head, formou a equipe Williams Grand Prix Engineering, nome que volta a utilizar no campeonato de 2006 depois dos anos em que foi parceira da BMW. A equipe obteve a primeira vitória num carro próprio (com motores Ford) em 1979 no GP da Grã-Bretanha. O primeiro título mundial de pilotos veio em 1980 através do australiano Alan Jones.

Force_India_logo

Force India

A equipe do  empresárioVijay Mallya, presidente e acionista majoritário do Grupo UB e que tem operações com cervejarias e companhias aéreas na Índia, nasceu da antiga Jordan, que por sua sua virou a Midland e, mais tarde comprou a Spyker. comprada   em 2008, por 123 milhões de dólares, através do Strongwind, braço de investimento da família Mol, e da Watson Limited, de propriedade de Mallya.

SauberF1Team

 

Sauber

A equipe surgiu em 1993, numa empreitada de Peter Sauber na Fórmula 1. Teve muitos anos entre as equipes intermediárias tendo como melhor resultado o quarto lugar no mundial de construtores de 2001. Após doze anos na categoria, em 2005, a Sauber é vendida para a BMW que tinha acabado de romper sua parceria com a Williams, surgindo assim a BMW Sauber F1 Team.

Toro

 

Toro Rosso

Scuderia Toro Rosso é uma equipe da Fórmula 1, formada em 2006 na compra da equipe antiga Minardi pela marca Red Bull. Usando os motores Cosworth V10 da temporada de 2005, porém com limitação de rotações por minuto, criou uma grande polemica e revolta das outras equipes, pois estaria sendo beneficiada ao usar os propulsores mais potentes que as demais equipes, que usam o V8. Inicialmente o uso dos V10 foi autorizado pela administração da Fórmula 1, pois não teria verbas suficientes para desenvolver um motor novo, algo que tornou-se infundável assim que a Red Bull assumiu o controle da equipe e começou a financiar seu desenvolvimento.

caterham-f1

 

Caterham

A Caterham F1 Team, antes Lotus F1 Team, ou ainda Lotus Racing, também conhecida como Malaysia F1 Team Lotus pelos meios de comunicação malaios, é uma equipe que passou a integrar a Fórmula 1 em 2010. Teoricamente, marcava a volta da lendária e revolucionária equipe inglesa criada por Colin Chapman no início dos anos 60. Porém, trata-se de uma nova equipe malaia, que não tem nenhuma ligação direta com a antiga Lotus além de utilizar o nome. Tony Fernandes, chefe da atual equipe diz que a ideia era homenagear uma antiga equipe que fez muito pela categoria no passado. Depois de um imbróglio, entre 2010 e 2011, pelos direitos da utilização do nome, a equipe passou a se chamar simplesmente Caterham.

marussia

 

Marussia

A Virgin Racing é uma equipe britânica de automobilismo que passou a disputar a Fórmula 1 a partir de 2010. Foi concedida a entrada da Manor Grand Prix na categoria elite do automobilismo, em 12 de junho de 2009, como uma das três novas equipes. A equipe é o resultado da colaboração entre o Manor Motorsport (equipe que atualmente disputa a Fórmula Três e a Fórmula Três Europeia) e Richard Branson, proprietário da Virgin Group. O chefe da Manor Motorsport, John Booth, é o proprietário da nova equipe, enquanto Nick Wirth, ex-proprietário da Simtek, é o diretor técnico.

 Jorge Finardi Filho


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español