Viviam-se outros tempos em 2006, quando a Hummer atingiu seu pico de popularidade, que se traduziu na venda de 71.524 unidades naquele ano. Tudo impulsionado pelo pequeno H3 (foto acima), em boa parte desenvolvido no Brasil pela GM. Passados quatro anos, em 2010, veio a crise e esse número sofreu queda acentuada, só se venderam menos de 4000 destes “monstros” H1, H2 e H3, sempre sedentos de muita gasolina.
Se a subida dos preços dos combustíveis liquidou a vida destes bebedores ensandecidos de combustível, a General Motors parece ter agora encontrado uma solução. De acordo com a imprensa européia, a GM está analisando incluir os robustos e atemporais Hummers na sua nova frota de elétricos, e desta forma salvar este ícone americano.
Frequentadores dos bastidores da GM (que preferiram, claro, manter-se anônimos) revelaram que a ideia é “voltar a estimular a procura de veículos verdadeiramente todo-o-terreno, sem a pecha que elevou o nome da Hummer a sinônimo de “atentado ao meio ambiente”. Esta ideia vai ao encontro da estratégia da marca, que a GM já batizou de “Future All-electric”.
Quando questionado sobre este assunto, o presidente da GM, Mark Reuss comentou: “Eu adoro a Hummer. Por hora não temos certezaa de nada, mas estamos a analisar todas as propostas”.
A General Motors encontra-se neste momento desenvolvendo duas plataformas elétricas –uma para carros compactos e de pequenas dimensões e outra para picapes e SUVs, onde o renascimento da Hummer deve estar sendo planejado.