Tecnologia

Híbrido ou elétrico, Hyundai começa a mostrar o IONIQ

Compartilhe!

A Hyundai divulgou, finalmente, as primeiras imagens oficiais do novo IONIQ, modelo com três opções de motores que será colocado à venda no mercado sul-coreano ainda este mês e que chegará à Europa no primeiro semestre deste ano, depois da apresentação no Salão de Genebra, em março. Não existe a menor possibilidade por enquanto, nem a longo prazo, do IONIQ chegar ao Brasil, segundo AUTO&TÉCNICA apurou.

IONIQ-A-Leap-Forward-for-Hybrid-Vehicles_exterior-1024x548

Desenvolvido para enfrentar o Toyota Prius, o IONIQ surge com a idéia original de contar com três opções de motorização, todas elas de elevada eficiência e sempre com um motor elétrico presente. A plataforma deste modelo foi desenvolvida especificamente para ele, recorrendo a materiais de elevada resistência em combinação com alumínio para componentes como o capô, partes da suspensão ou tampa do porta-malas, conseguindo dessa forma reduzir o peso em 12,6 kg apenas nessas peças.

IONIQ-A-Leap-Forward-for-Hybrid-Vehicles_interior-1024x574

As baterias do IONIQ (em polímeros de ions de lítio) surgem posicionadas em local mais baixo na dianteira, para reduzir o centro de gravidade e a dinâmica do carro, ponto em que os engenheiros da Hyundai garantem ter feito muitos esforços, optando inclusive por uma solução de duplo braço multilink atrás.

A linha de motores inclui assim três soluções híbridas ou elétrica, numa novidade para a indústria automotiva. Estará disponível em versão híbrida comum, mas também Plug-in Híbrida (PHEV), em ambos os casos com motor 1.6 a gasolina GDi Kappa, desenvolvido especificamente para este carro, com 105 cv, associado a motor elétrico de 47 cv. A entrega da potência é feita por meio de uma caixa de câmbio de dupla embreagem (DCT) desenvolvida exclusivamente para os híbridos do Grupo Hyundai, oferecendo respostas mais rápidas e maior eficiência, de acordo com a marca.


Compartilhe!
1714189568