Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Saab 9-3 elétrico agora será o “carro nacional” da Turquia

Compartilhe!

Com outro nome e outra marca, uma versão elétrica do Saab 9-3 sueco será o carro nacional da Turquia.

2014-saab-9-3-aero_100448312_m

A NEVS (National Electric Vehicle Sweden), atual proprietária da Saab, chegou a acordo com o governo turco para a venda dos direitos de propriedade intelectual do Saab 9-3 elétrico, para que este seja o seu “carro nacional”. O governo daquele país pretende que o modelo sueco seja o exemplo da evolução das condições de produção na região.

Os dirigentes que encabeçam o projeto afirmaram que não utilizarão o nome Saab, sendo que o objetivo é criar uma marca totalmente nova e contar com tecnologia local. O ministro da Ciência, Indústria e Tecnologia da Turquia Fikri Isik confirmou  que “pelo menos 85% do novo carro será produzido na Turquia”, e acrescentou que a “colaboração com a NEVS é só o início”. Isso significa que a empresa atualmente no comando da Saab auxiliará os turcos no desenvolvimento do projeto e na criação de um plano de negócios.

A NEVS, que adquiriu a Saab em 2012, declarou falência em 2014, tendo suspendido a produção do novo modelo. Para o grupo sueco este será mais uma chance de sobrevivência, pois os custos de produção na Turquia são substancialmente mais baixos em comparação com a Suécia.

Já o novo 9-3 elétrico deverá manter as caraterísticas técnicas do modelo que deixou de ser vendido no início deste ano, ou seja, autonomia para cerca de 200 km e capacidade de aceleração de zero a 100 km/h em 10 segundos. Neste momento três protótipos já estão prontos e em testes, mas o novo modelo só deverá estar à venda em 2020.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español