KA CONCEPT, MAS PODE CHAMAR DE ESCORT
A Ford tomou gosto pelos carros globais, solução que adotou desde os anos 1980, com o Escort, e que ganhou força com recente geração de modelos globalizados vendida no Brasil, em especial o EcoSport.
O Ka Concept, que acabou de ser mostrado aos jornalistas especializados, não substitui o Ka original, e sim vai participar de um segmento no qual a Ford estava descoberta: a dos carros de entrada. Com isso, se prepara para atuar no segmento do mercado mais importante da indústria, com um hatch compacto, elegante, de desenho atual, engenharia avançada e bastante tecnologia. O Ka Concept –que poderá ser batizado no Brasil de Escort- antecipa esta nova opção da marca para os consumidores do segmento de entrada no Brasil e em outros mercados-chave em todo o mundo.
O presidente do Conselho Mundial da Ford, Bill Ford, abriu o evento de apresentação do novo conceito, no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, Bahia. Além de visitar as operações da empresa no Brasil, Bill Ford veio à América do Sul para participar da comemoração dos 100 anos da Ford na Argentina, no final de semana.
O Ka Concept amplia o portfólio de carros compactos da Ford e preenche a lacuna existente entre os atuais Ka e New Fiesta. Ele coloca a marca em posição estratégica para atender a crescente demanda mundial por veículos compactos, segmento que deverá crescer para cerca de 6,2 milhões de veículos até 2017. Com previsão de crescimento de 35% no período de 2012 a 2017, esse segmento deve superar em 12% a taxa de crescimento da indústria, impulsionado principalmente pelo aumento da demanda dos consumidores urbanos dos países em desenvolvimento.
O carro nacional –Ka ou Escort– deverá ser lançado em abril de 2014. Projetado com recursos normalmente reservados para veículos mais caros, ele vai chegar com a liderança em economia de combustível na categoria, interior espaçoso e confortável para quatro, o ar-condicionado mais eficiente de sua classe e uma série de tecnologias úteis, como compartimento para acomodar celular e outros dispositivos móveis, além de sistema de conectividade SYNC. Estas características são importantes para os consumidores de carros compactos, que exigem mais acessórios por um preço acessível. É a nova ordem mundial.
Este é o segundo veículo desenvolvido pela Ford Brasil depois do EcoSport, utilitário esportivo compacto de grande sucesso. Ele será importante para a Ford em mercados emergentes, como América do Sul e Ásia, que somados vão responder por 44% do mercado global de veículos compactos até 2017. O Ford Ka Concept posiciona a Ford como concorrente forte nesse segmento e é mais um exemplo do compromisso da estratégia “One Ford” de atender os clientes de todos os mercados com uma “família” completa de veículos.
Do ponto de vista de desenho, o Ka Concept incorpora muitos elementos do estilo global da Ford, incluindo a grade dianteira trapezoidal e o trabalho bem cuidado das superfícies, que refletem as características da nova geração de veículos globais da Ford. O capô vincado, os faróis oblíquos, a lateral com vincos ascendentes e a linha do teto avançando na traseira até o spoiler incorporado à tampa do porta-malas, com lanternas amplas, garantem a atualidade do projeto.
O novo Ford terá também o melhor projeto interno da categoria, com qualidade de acabamento raramente encontrada nesse segmento. Suas soluções inteligentes incluem uma rede porta-objetos ao lado do console e um compartimento no painel que servirá como ponto de conexão do motorista com o mundo da mobilidade.
O novo carro pequeno da Ford será produzido na plataforma global da marca do segmento de modelos compactos, já usada no New Fiesta e EcoSport. Os motores serão o inédito 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, com potência máxima de 80cv, e o conhecido 1.5, que estreou no New Fiesta e tem 111 cv a 5.500 rpm e 15 mkgf (com etanol). O câmbio será manual, pois o PowerShift está descartado por enquanto.
O carro deverá ter preço inicial na faixa dos R$ 30 mil.