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Promessa cumprida: Renault quebra recorde em Nurburgring

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Missão dada é missão cumprida. O Megane RS 275 Trophy-R bateu o recorde de Nurburgring para modelos de série com tração dianteira. O carro foi pilotado por Laurent Hurgon, que faz testes para a Renault Sport Tecnhnologies: ao volante de um Renault Megane RS 275 Trophy R fez uma volta no “inferno verde” em 7m54,3s, superando os 7m58,4s conseguidos pela Seat com um Leon Cupra 280, no mês de março.

O modelo que a marca francesa utilizou é uma série especial do Megane RS, com motor 2.0 turbo de 275 cv, mas aliviado em 100 kg de peso, ficando com menos de 1300 kg.

Montado na mesma plataforma da versão Cup do Megane, tinha ainda diferencial autoblocante mecânico, amortecedores Ohlins ajustáveis e molas Allevard feitas de material sintético. O piloto podia ajustar os amortecedores por meio de 20 posições diferentes no eixo dianteiro e 30 no eixo traseiro, usando um botão colocado na parte inferior do painel. As molas de material sintético da dianteira também podiam ser reguladas, alterando assim a altura ao solo e o comportamento do Megane RS Trophy.

Para reduzir o peso, a maior parte do material de insonorização foi retirado (menos 18 kg), o banco traseiro desapareceu (menos 20 kg) e foi aplicada uma barra de que ajuda a aumentar a rigidez do eixo traseiro. O ar condicionado e o rádio também saíram (menos 10 kg), o console foi simplificado, os bancos são Recaro feitas em policarbonato e revestidas e couro e camurça, o que economizou mais 22 kg. Além disso, o escapamento Akrapovic com ponteira final de fibra de carbono poupou mais 4 kg, sendo economizado mais um quilo com a retirada do motor e limpador de pára-brsa traseiro.

Os pneus do Megane 275 Trophy R são os Michelin Pilot Sport Cup 2, sendo a primeira vez que são aplicados num modelo de tração dianteira, montado em rodas de 19 polegadas da Speedline Turini, o que permitiu reduzir mais 5 kg comparando-o com o “normal” Megane 275 Trophy.

Esta série especial recebe um conjunto de freios com discos de grandes dimensões (350 mm na frente) montados em cubos de roda de alumínio. Reduz assim outros 3 kg e, em termos de dissipação de calor, são menos 100 graus na temperatura de funcionamento. Outra opção do modelo é a utilização de uma bateria de ions de lítio, que reduziu o peso em mais 1,6 kg em relação a uma bateria convencional. Finalmente, o modelo usava cintos de segurança de seis pontos.

O RS 275 Trophy-R será apresentado em Goodwood, no final deste mês, com Laurent Hurgon fazendo algumas exibições no traçado inglês.

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