SMART RADICALIZA COM O FORSTARS
No Salão de Paris a Smart vai apresentar o Forstars, conceito de dois lugares com motor elétrico e estilo, no mínimo, radical e muito interessante. O modelo foi criado para mostrar para onde caminha o futuro do estilo da Smart, que deverá ser aplicado, bem depressa, no ForTwo e, mais tarde, na segunda geraçâo do ForFour, de quatro lugares, que será toda nova, e ainda no SUV urbano que a Smart está finalizando o projeto. Aliás, a Smart, com o Formore apresentado em 2002, já tinha pensado no assunto, mas com a reorganização –ou desorganização- da empresa, a idéia de ter um SUV Smart com base no Mercedes-Classe C foi abandonada.
Se o motor Renault está equipando o Classe A, é lógico que a Mercedes use essa ligação para dar ao Smart o “know-how” dos segmentos inferiores onde a marca francesa reina. Assim, o ForTwo e o ForFour serão desenvolvidos e produzidos em cooperação com a Renault.
O protótipo Forstars não é muito diferente, em termos de base, do FourUs apresentado no Salão de Detroit deste ano, ou seja, motor e tração atrás com motor elétrico. Pelas fotos, o FourStars é grande para um carro de dois lugares e podemos ver nele alguma inspiração nos anteriores Coupé e Roadster. Isso é de propósito, pois além de dar pistas sobre o futuro estilo da Smart, mostra também o que poderá ser um SUV urbano.
O motor do Fourstars é o mesmo que foi recentemente montado no Smart ForTwo Brabus Eletric, que produz 82 cv e 13 mkgf de torque, alimentado por uma bateria “plug-in” que possui recuperador de energia. A velocidade máxima é de 130 km/h, limitada eletronicamente.