CarrosSlide

TEST DRIVE: AS BOAS NOVIDADES DA HYUNDAI CAOA

Compartilhe!

_DSC3204 (640x427) (2)

A Hyundai, por meio da Caoa, apresentou os novos Elantra, Grand Santa Fe e i30 linha 2014. Muitas novidades, em especial nos motores e visual. Por outro lado, Sonata e Veloster deixaram de ser trazidos. Confira.

ELANTRA

ElantraHyundai-7 (640x427) ElantraHyundai-1 (640x427) ElantraHyundaiA-2 (640x427) ElantraHyundai-4 (640x427) ElantraHyundai-11 (640x427)

O Hyundai Elantra 2014 chega ao mercado brasileiro com ampla atualização no desenho e muitos itens aperfeiçoados, mantendo o bom nível de conforto e espaço interno. Foram incorporados 75 novos itens no novo Elantra, que é fabricado em Ulsan, na Coréia do Sul. Com motor flex 2.0 o Elantra 2014 chega ao Brasil pouco depois de sua apresentação mundial, que aconteceu em novembro do ano passado, no Los Angeles Auto Show, nos Estados Unidos.

A versão 2014 do Elantra passou por grandes mudanças na parte externa. O estilo da dianteira e da traseira foi atualizado; na frente, um novos pára-choque -com grande entrada de ar- grade e faróis.

O desenho em “L” dos faróis de neblina também é novidades.  De perfil, o friso cromado na parte inferior dos vidros e as rodas de liga leve de 16 polegadas acentuam a imagem do novo Elantra. Um novo difusor de ar traseiro adiciona esportividade ao carro.

Por dentro o Elantra também recebeu alterações, e ficou mais refinado. Mudanças no posicionamento das saídas de ar, nos controles diversos e na altura do apoio de braços central dianteiro melhoraram a sensação de qualidade, com visual ainda mais limpo. Um ambiente ficou mais requintado com a opção de acabamento interno na cor bege, oferecida apenas para carros pintados de branco.

O Elantra tem bancos revestidos em couro e regulagem elétrica nos dianteiros. O banco traseiro dispõe de porta-copos e tem encosto rebatível para ampliar a capacidade do porta-malas. Único opcional oferecido é o teto solar panorâmico. com acionamento elétrico e cortina de proteção.

O modelo traz também uma nova tela multimídia de sete polegadas com GPS. O sistema inclui também leitor de CD, MP3, DVD, conexão Bluetooth e câmera de ré, além de permitir o controle de várias funções por meio dos comandos instalados no volante.

O Elantra 2014 destinado ao mercado brasileiro é equipado com o motor 2.0 DOHC Flex, da série NU, especialmente desenvolvido para nosso País, que desenvolve 178 cv com etanol e 169 cv com gasolina. O torque máximo é, respectivamente, 21,5 mkgf e 20 mkgf.

Os motores Nu da Hyundai têm bloco e cabeçote em alumínio e camisas dos cilindros em ferro fundido. O motor do Elantra possui duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e é montado sobre coxins hidráulicos.  A opção pelo uso do CVVT nos dois comandos traz várias vantagens em comparação com a aplicação apenas nas válvulas de admissão: 2% a mais no desempenho (por causa da maior eficiência volumétrica), com a vantagem do consumo 2% menor (redução de perdas por compressão) e 30% menos emissões de hidrocarbonetos.

Nas válvulas, balancins roletados e ajustadores hidráulicos reduziram o atrito para aumentar a economia em 1% em comparação com sistemas de movimentação direta das válvulas.  Essa linha de motores Nu tem acionamento dos comandos de válvulas por corrente, que dispensa manutenção, tem maior durabilidade e melhora o desempenho em relação ao ruído, vibrações e aspereza.

A transmissão automática, Shiftronic, foi toda desenvolvida pela Hyundai, e permite ao motorista fazer trocas manuais quando preferir.

Na parte mecânica, mais importantes mudanças.  A direção com assistência elétrica foi retrabalhada para ganhar rapidez nas respostas e maior sensibilidade ao longo das curvas.

A suspensão dianteira é tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. A traseira utiliza eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores pressurizados de dupla ação. O conjunto garante conforto e estabilidade na dose certa.

Entre os itens de série, seis airbags, sistema Vehicle Stability Management (gerenciamento de estabilidade do veículo), Electronic Stability Control (ESC – controle eletrônico de estabilidade), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e Brake Assist (assistente de frenagem) e cintos de segurança com pré-tensionadores.

O modelo é bem completo e chega ao mercado brasileiro preparado para enfrentar o disputado segmento dos sedãs médios. O Elantra 2014 será vendido no Brasil em duas versões, nas cores branca, prata e preta, a partir de R$ 83,4 mil.

 GRAND SANTA FE

FotosHyundai-45 (640x427) FotosHyundai-100 (640x427) FotosHyundai-35 (640x427) FotosHyundai-57 (640x427) FotosHyundai-38 (640x427)

A segunda novidade da Hyundai é a SUV Grand Santa Fe. A nova versão do utilitário esportivo complementa a linha de SUVs da marca, trazendo ao mesmo tempo todas as inovações da última geração do segmento em nível internacional.

A Santa Fe cresceu para se tornar a Grand Santa Fe: ficou 22,5 cm mais longa. Só no entre-eixos a Grand Santa Fe tem 10 centímetros a mais do que a Santa Fe, o que amplia o espaço interno, capacidade do porta-malas e o conforto.

Diversos elementos do desenho foram desenvolvidos exclusivamente para a Grand Santa Fe, como a grade dianteira com quatro barras horizontais e os grandes faróis de neblina. O estilo elegante esconde ainda a funcionalidade e conveniência.

Da coluna “B” para trás, a Grand Santa Fe se diferencia bastante da “irmã” menor. A visão lateral é valorizada também pelas rodas de liga-leve Euroflange de 18 polegadas. Na traseira, destaque para as duas ponteiras cromadas do escapamento.

O interior e o grande espaço disponível são atributos inegáveis da Grand Santa Fe. A acomodação dos passageiros da segunda e terceira fileiras de assentos foi melhorada, com aumento do espaço para as pernas. Todos os bancos são de couro de alta qualidade e os dianteiros dispõem de ajustes elétricos.

O volante do Grand Santa Fe tem três raios e acabamento em dois tons, também com forração em couro, assim como a manopla do câmbio. No console, o motorista conta com tela multimídia integrada à câmera de ré traseira. O teto solar é panorâmico.

O modelo permite também a rápida e fácil alteração da disposição dos assentos traseiros, que são rebatíveis total ou parcialmente na proporção 40/20/40. Desta forma, com cinco ocupantes, é possível aumentar a capacidade do porta-malas ou utilizar os bancos de forma diferente, abrindo espaço ao seu lado para itens longos, como pranchas de surf ou tacos de golfe, por exemplo. Um item de conveniência é a operação elétrica da tampa do porta-malas.

O interior oferece grande número de compartimentos e dispositivos para acomodação de objetos, e o ar condicionado bizone garante conforto. O equipamento inclui um sistema de desembaçamento que detecta o nível de umidade no interior do carro e dirige o fluxo de ar automaticamente para o pára-brisa quando necessário. Outro componente importante é o ionizador, que gera íons com carga negativa para purificar a atmosfera interna sempre que o sistema de climatização for utilizado.

A Grand Santa Fe é equipada com o motor 3.3V6 Lambda II, de 270 cv de potência e 32,4 mkgf de torque. O bloco é de alumínio. A transmissão é automática de seis marchas, da própria Hyundai, com Shiftronic para manuais.

Para reduzir o consumo, o Grand Santa Fe conta com o sistema Active Eco, que modifica os parâmetros de gerenciamento do motor e transmissão, suavizando a resposta ao acelerador e possibilitando economia de 5% a 7% no consumo de combustível.

A Grand Santa Fe tem tração integral permanente e conta com sistema de controle de estabilidade, o VSM (Vehicle Stability Management), que coordena as funções do Controle Eletrônico de Estabilidade e da direção com assistência elétrica. Nas curvas, o SUV conta também com o sistema Active Cornering, com controle de torque e frenagem vetorial.

O motorista da Grand Santa Fe dispõe ainda do novo sistema Driver Selectable Steering Mode, com três diferentes modos de operação (Comfort, Normal e Sport).  O sistema ajusta o nível de assistência da direção a cada modo escolhido, aumentando a sensação de firmeza no volante e a progressividade dos comandos.

A Grand Santa Fe é equipada com sete airbags. Os cintos de segurança têm pré-tensionadores, e o sistema de frenagem inclui freios a disco nas quatro rodas e ABS com Brake Assist.

A função Auto Hold evita que o carro recue ao partir em subidas e o freio de estacionamento tem comando elétrico. O modelo conta também com sistema de fixação de cadeirinhas e assentos infantis na segunda fileira de assentos e cintos de três pontos em todas as posições.

A Grand Santa Fe tem sistema de navegação e entretenimento centrado em uma tela de oito polegadas, que permite interação mais fácil e melhor qualidade de imagem. O sistema tem Bluetooth,  CD player, vários tipos de conexões, seis alto-falantes e dois tweeters. GPS e câmera traseira são de série.

O Grand Santa Fe chega ao Brasil a partir de R$ 187 mil.

 i30

HyundaiI30-18 (640x427) HyundaiI30-7 (640x426) HyundaiI30-6 (640x427) I30Hyundai-6 (640x427) HyundaiI30-19 (640x427)

O compacto de luxo i30 também recebeu atualização e, a partir de agora, passa a usar o novo motor 1.8 MPI, com 150 cv e 18,2 mkgf de torque, que é mais potente e eficiente do que a versão 2.0 anterior, que tinha potência de 145 cv.

Um sistema avançado de variação das válvulas de admissão colabora para o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor conta com injeção de combustível multiponto, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, para reduzir o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo. A distribuição é feita por corrente,  e os sistemas auxiliares (bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado) são montados direto no bloco. A transmissão automática A6GF1 foi desenvolvida pela própria Hyundai.

Desde seu lançamento, o i30 destacou-se por sua longa lista de itens de série. Um dos destaques é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica.

O Flex Steer permite que o motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O Comfort é ideal para uso na cidade; o Normal, para uso em percursos mistos, e o Sport, para condução em velocidades maiores.

A suspensão dianteira do i30 é McPherson, com seis pontos de montagem, para melhor dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve.

Silêncio ao rodar e baixas vibrações foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o i30.

O Hyundai i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes. Oferece ainda freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP).

O carro conta, por exemplo, com freio de estacionamento com controle elétrico. Uma tela de sete polegadas fica ao centro do painel, acima do console, e inclui a câmera de ré. O motorista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no pára-choque traseiro.

Odos os carros da Hyundai, inclusive o i30, estão cobertos pela garantia por um período de cinco anos, sem limite de quilometragem. Durante um ano, o proprietário conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional.

O novo Hyundai i30 1.8 está disponível nas cores preto, prata e branco, a partir de R$ 71,9 mil.

HyundaiI30-1 (640x427) (2)


Compartilhe!
1714090827