TÉCNICA

Você já conhece o Ultra Compact BEV, o Smart da Toyota?

Compartilhe!

Pronta para o Salão de Tóquio, a Toyota está se preparando para mostrar várias soluções de mobilidade urbana. Uma delas é o pequeno Ultra Compact BEV.

Depois da Renault com o Twizy, da Citroën com o Ami One e da SEAT com o Minimó, agora é a vez de a Toyota mostrar a sua visão para a mobilidade urbana. Aproveitando o próximo Salão de Tóquio (24 de outubro a 3 de novembro), a marca japonesa vai apresentar várias soluções para a mobilidade urbana do futuro, entre as quais o Ultra Compact BEV.

Com lugar para dois ocupantes (em fila, um atrás do outro), o pequeno carrinho urbando elétrico ainda não tem nome definido, (por isso é descrito apenas como “Ultra Compact BEV”), mas já tem o lançamento no mercado japonês previsto para 2020, também conhecido como o ano que vem.

Apesar da Toyota não ter revelado a potência ou a capacidade da bateria usada pelo Ultra Compact BEV, a marca japonesa adiantou que ele vai contar com autonomia de 100 km e velocidade máxima de 60 km/h. Quanto ao carregamento, demora aproximadamente cinco horas numa tomada de 200 V.

 

Toyota Ultra Compact BEV

Com 2,49 metros de comprimento, 1,29 m de largura e 1,55 m de altura, o Ultra Compact BEV é bem mais curto, estreito e tem a mesma altura que um Smart EQ Fortwo. Segundo a Toyota, o Ultra Compact BEV tem como público alvo dois grupos completamente opostos: os idosos e os jovens recém-habilitados.

Juntando-se ao Ultra Compact BEV em Tóquio estarão veículos como os Walking Area BEV (três pequenos veículos elétricos, veja acima) ou o i-ROAD (conhecido originalmente em 2014), veículo com três rodas, um ou dois lugares, 50 km de autonomia e com velocidade máxima de 60 km/h.

Além destes, também serão exibidos o Ultra-compact BEV Business Concept, uma espécie de microvan comercial do Ultra Compact BEV, com o qual compartilha as dimensões, autonomia e velocidade máxima, sendo a única diferença o fato de contar apenas com um lugar.


Compartilhe!