Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FIAT PUNTO 2013 FICOU MAIS INTELIGENTE

Compartilhe!

As quatro versões do Punto 2013.

O Punto, segundo modelo da Fiat mais vendido em todo o mundo, mudou em estilo, mecânica e dirigibilidade. Os preços começam em R$ 38.570 e chegam a R$ 55.740. A linha 2013 do Punto ficou cerca de R$ 600 mais cara por conta da adição de airbag duplo e freios ABS, que passam a ser ítens de série em todas as versões.

O modelo, disponível em quatro versões -Attractive, Essence, Sporting e T-Jet- já está nas concessionárias, e com o reposicionamento da linha, a Fiat pretende vender 20% a mais que a média de 3.000 unidades/mês conseguida em 2011, pulando assim para 3.600 carros/mês.

MUDANÇAS

As mudanças de estilo deixaram o Punto mais atual. Nada de mudanças radicais, apenas um bom e merecido face-lift. Na dianteira, destaque para o novo pára-choque com luzes de neblina e piscas integrados, e a barra cromada com o logotipo da Fiat no alto, junto ao capô.

Attractive 1.4 é a versão de entrada.

Na traseira, o pára-choque também mudou, e as lanternas receberam iluminação por leds e luz de advertência em caso de frenagem de emergência. Como no Palio e do Grand Siena, a abertura da tampa do porta-malas é feita ao se pressionar o logotipo da marca.

O sistema é chamado pela Fiat de abertura Logo-Push. Basta apertar o logo da Fiat para acessar o porta-malas. O emblema que traz o nome “Punto” é grafado de maneira a ajudar a distinguir as versões. Nas Attractive e a Essence, o ponto (punto…) na letra “T” é preto, enquanto na Sporting e na T-Jet, é vermelho.

DETALHES

A Fiat usou também as cores de alguns detalhes para determinar a identificação de cada uma das versões. Na Attractive 1.4, a nova grade dianteira e as molduras dos pára-choques são em Preto Fosco, enquanto nas versões Essence 1.6 e Sporting 1.8 são em Metal Dark. A T-Jet vem com grade dianteira e detalhe do pára-choque traseiro na cor Preto Fosco.

Punto Essence.

Os novos faróis do Punto têm as lanternas nas suas extremidades. Nas versões Attractive e Essence eles receberam acabamento em preto Brilhante e Metalizado. Na Sporting os detalhes são em preto Brilhante e Cinza, e na T-Jet, em preto Fosco e Cinza.

INTERIOR

Por dentro o carro também recebeu bons retoques. A decoração interna está mais sofisticada e agradável, com um toque mais esportivo. O grupo de instrumentos tem mostradores mais legíveis e com grafismo menos rebuscado, tudo de fácil leitura.

Ao centro, onde fica o sistema de áudio, o acabamento é em Black Piano (uma outra maneira, mais elegante, de dizer “preto brilhante”, enquanto a larga faixa horizontal que travessa o painel, é um opcional que pode ser escolhido conforme o gosto do freguês.

Sporting, o Punto esportivado.

Os comandos do condicionador de ar são fáceis de usar, e de resto o acabamento é muito bom, sem ser luxuoso, pois essa não é a proposta e nem o compromisso do modelo. Já vendido como linha 2013, o Punto recebe o sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de emergência), Blue&Me com ecoDrive, novo câmbio Dualogic Plus (com a possibilidade de mudanças de marchas por borboletas posicionadas no volante) e o HSD (High Safety Drive), que consiste em freios ABS e airbag duplo, de série em todas as versões.

MOTOR 1.4

A versão que mais vende (cerca de 45% do mix) é a Attractive, de entrada, que agora recebeu o excelente motor 1.4 Fire Evo. Esse motor deixou o carro agradável de usar no trânsito urbano. Tem 88 cv de potência máxima e 12,5 mkgf de torque máximo, com etanol. O câmbio, manual de cinco velocidades, recebeu alterações, com o encurtamento da segunda marcha e o alongamento da quinta.

Em trecho rodoviário, tudo normal. O nível de ruído é baixo e a quinta marcha alongada se mostrou correta para manter velocidades em torno dos 120 km/h, contribuindo para o melhor consumo e menor ruído interno. O motor é pequeno, mas suficiente para a carroceria de 1.141 quilos do veículo.

As versões seguintes são a Essence 1.6 e Sporting 1.8, ambas com motor e.Torq, que passam a usar a caixa automatizada mais evoluída, apresentada recentemente no Bravo. O sistema, chamado de Dualogic Plus, tem outra calibragem e funções que melhoram o conforto na condução. Esse câmbio otimizou a partida em aclives e também evita a troca de marcha para uma superior em situação de retomada de velocidade, por exemplo, mantendo o torque e potência na condição ideal.

TURBO

O mais interessante dos Punto, é claro, é a versão top de linha T-Jet, equipada com motor 1.4 a gasolina (e só a gasolina, nem tente misturar etanol) turbo de 152 cv. O T-Jet ficou cerca de R$ 2 mil mais barato que o anterior.

T-Jet 1.4 Turbo, o mais interessante dos Punto. E o mais caro.

A versão esportiva do Punto recebeu uma novidade: o seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), tecnologia que controla o comportamento do veículo. Esse programa, como a sigla indica, oferece ao motorista três modos de condução: Dinâmico (focalizado no melhor desempenho, indica momento para trocar a marcha para uma superior), Normal (sem alteração do desempenho) e Autonomia (indica o momento para reduzir ou subir
a marcha).

 NA INTERNET

Para o sistema opcional Blue&Me, a Fiat criou uma plataforma que informa os passageiros com notícias que estão circulando na Internet. Por meio do Fiat Social Drive, o motorista cria uma conta (usando computador ou celular), e se conecta às suas redes sociais; é possível ainda escolher os amigos que desejam receber atualizações. Ao acessar o Fiat Social Drive, pelo Blue&Me, todas as informações ativadas serão lidas.

Nas versões Attractive e Essence, o Punto recebeu calotas com novo desenho para as rodas de aço de aro 15. Opcionalmente, a Attractive pode receber rodas de liga leve também aro 15; a Essence usa rodas aro 16. A versão Sporting 1.8 e a T-Jet tem com rodas de liga leve de série, aros 16 e 17, respectivamente. O novo Punto T-Jet recebeu faixas laterais, entrada de ar falsa nos pára-choques,
ponteira dupla de escapamento cromada e pinças de freios vermelhas.

Há 12 opções de cores, sendo três novas: branco Kalahari, azul Maserati e vermelho Oppulence. Outras nove já faziam parte do catálogo: branco Banchisa, preto Vulcano, vermelho Alpine, prata Bari, cinza Scandium, vermelho Modena, cinza Cromo, preto Vesuvio e amarelo Indianapolis.

Veja o vídeo:

Novo Punto webclipe (1280×720)

Confira os preços do Punto 2013:

Attractive 1.4 – R$ 38.570

Essence 1.6 – R$ 41.750

Essence 1.6 Dualogic – R$ 44.140

Sporting 1.8 – R$ 46.400

Sporting 1.8 Dualogic – R$ 48.770

T-Jet 1.4 – R$ 55.740

– Leia mais em AUTO&TÉCNICA.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *