Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

55 km: China inaugura a mais longa ponte do planeta sobre o mar

Compartilhe!

Nada como ter dinheiro e conhecimento. A China inaugurou a ponte sobre o mar mais longa do mundo , destinada a unir o país a Hong Kong, com 55 km de comprimento. É a distância, por exemplo, entre as cidades de Jundiaí e São Paulo…

Em 1983, o magnata japonês Sir Gordon Wu imaginou como seria unir ambos os territórios por uma ponte, mas  esperou duas décadas, até as autoridades chinesas aceitaram sua construção. Agora, após nove anos de obras e US$ 20 bilhões investidos, Wu pode se gabar de ter gerado uma obra-prima de engenharia.

A ponte liga o centro financeiro de Hong Kong e a cidade de Zhuhai, facilitando a conexão não só entre as duas cidades, mas também com outras nove cidades na província de Guangdong, localizadas no território continental. Segundo os porta-vozes do governo, as viagens de quatro horas serão reduzidas de três horas para apenas 45 minutos .

A ponte mais longa sobre o mar tem 55 km, e foi concebida para suportar um tufão de nível 8, com ventos acima de 340 km/h, e mesmo choques de grandes navios contra sua estrutura. Além do mais, para evitar a rota mais freqüentada por navios de transporte, há um trecho de túnel de 6,7 km entre duas ilhas artificiais de 100.000 m2 cada.

 

 

 

Para a sua construção, esta ponte consumiu  420.000 toneladas de aço, 4,5 vezes mais do que foi necessário para construir a popular Golden Gate, de San Francisco. Claro, como toda obra desse porte, não ficou livre de controvérsias e polêmicas, e ainda foi apelidada de ponte da morte” pelos trabalhadores, pois ali perderam a vida pelo menos 12 pessoas  e ficaram feridos cerca de 600 funcionários.

 


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *