Não há dúvida de que a  Lancia Delta Integrale  é um carro muito especial e com destaque na história do automóvel e dos ralis, e se falarmos sobre a  Lancia Delta HF 16V Integrale Evoluzione,  pilotado no World Rally Championship de 1990 pelo quatro vezes campeão Juha Kankunnen, tudo vai além.

Mas esse é um carro especial demais, e por isso hoje vamos nos concentrar em versões mais racionais. A Lancia Delta Integrale decorou em posters e miniaturas as paredes e prateleiras de jovens e idosos, durante anos, e a verdade é que se você morar na Europa, pode sempre sonhar em conseguir uma dessas unidades usadas. Mas, agora, estão tentando ressuscitá-la.

 

Há alguns meses, surgiram os primeiros boatos de que este carro poderia ser reeditado. Eugene Amos, chefão e fundador da Automobili Amos -a empresa que construiu uma reinterpretação do clássico modelo, conseguiu realizar seu sonho, e o Lancia Delta Futurista é agora realidade. Serão apenas 20 exemplares, ao preço de US$ 350 mil cada, mas que devem valer cada moeda.

A empresa usará o modelo padrão da Delta Integrale 16v como base, já que a Evoluzione é muito cara para essa finalidade. O objetivo era mostrar o resultado no “Concurso de Eleganza Villa d’Este 2018”, mas será mostrado em outro evento.

O veículo foi criado como um modelo de duas portas. As mudanças estéticas são mínimas, com pequenas modificações que tornam o desenho mais agressivo e com muita fibra de carbono (capô, aerofólio, grade, pára-choques, tampa do motor etc), para deixar o peso total do modelo em 1.250 kg .

 

De acordo com Amos, o carro foi completamente redesenhado, com  mais de 1.000 novos componentes e nova carroçaria,  feita de alumínio polido à mão. Para o interior, há também novos recursos, como  bancos Recaro, pedais de alumínio e painéis de porta personalizados. 

Há fibra de carbono no túnel de transmissão e o volante é multifuncional, enquanto ostenta novos revestimentos para os bancos. Com tudo isso, a verdade é que permanece fiel ao carro original dos anos 1980. Por fim, toda a configuração mecânica foi otimizada, com novas suspensões e um motor de 330 cv, capaz de oferecer uma experiência de pilotagem que remete à década de 1980, com muitas saídas de traseira.