Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

AUDI: RODAS AERODINÂMICAS E TRAÇÃO QUATTRO ELÉTRICA

Compartilhe!

6bc336bcb11996155c082c4dd18933cb_L

As patentes técnicas de duas novas tecnologias da Audi foram divulgadas. Independente se entrarão ou não em produção, trata-se de um novo sistema quattro elétrico e novas rodas de liga-leve aerodinâmicas, que estão em fase de desenvolvimento na marca. A mais importante é a evolução da tração integral quattro para uma nova geração que utiliza eixo traseiro acoplado a um motor elétrico.

6bc336bcb11996155c082c4dd18933cb_2_L

A grande diferença reside num conjunto de sensores colocados nas rodas, que permitem detectar o ponto em que uma das rodas perde tração numa superfície escorregadia. Esta função poderá ser muito útil em carros híbridos, pois o uso da frenagem regenerativa (com o motor elétrico atuando como freio ao mesmo tempo que gera eletricidade) poderá fazer com que as rodas desacelerem muito rápido e percam aderência. A inovação da Audi é a adaptação da energia da frenagem regenerativa, de modo que esta varie conforme as condições da via em tempo real.

6bc336bcb11996155c082c4dd18933cb_3_L

Outra proposta interessante é das rodas de liga-leve que utilizam abas articuladas entre os raios. Estas abas movimentam-se de forma radial ao longo dos raios à medida que se acelera, criando uma superfície totalmente plana da cobertura da roda. O fechamento total das rodas permite não só que haja um fluxo de ar mais suave em velocidades elevadas, como ajuda a performance aerodinâmica do carro, graças às mudanças na pressão do ar sob o veículo. Conforme se desacelera o carro, as abas abrem novamente. Como os raios têm sensores de temperatura, as abas só voltam a abrir quando os freios forem arrefecidos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español