Carros autônomos: quem está ganhando esta corrida?
Estudo da consultora Navigant mostra quais são os projetos de condução autônoma que estão mais avançados neste momento. É a corrida por uma tecnologia futura e próxima que está ganhando contornos finais.
O estudo anual da consultora Navigant (clique aqui) analisa o desenvolvimento de todos os projetos existentes, incluindo aqueles que ainda não chegaram ao mercado, como os da Intel/Mobieleye ou Apple, classificando-os numa escala de zero a 100. Surpreendentemente é que nomes como os da Tesla, Uber ou Apple não apenas não estão nos primeiros lugares da tabela, como ocupam posições relativamente modestas na pesquisa.
De acordo com a Navigant, a razão disso se deve à manutenção de segredos e discreção com que alguns fabricantes preferem manter os seus projetos, ao contrário das startups e empresas tecnológicas, que anunciam com grande pompa e circunstância qualquer pequeno avanço, por questões de marketing e para garantirem futuros financiamentos.
Os casos da Ford e da General Motors, que têm trabalhado em completo silêncio e tem conseguido manter a liderança destas tecnologias, são o exemplo disso. No ranking deste ano, a Google conquista a liderança, graças à sua iniciativa Waymo, suplantando por margem escassa os dois grupos automotivos americanos, num campo em que os Estados Unidos dominam todas as posições do pódio. Na Europa, alemães são os mais avançados.
TOP 10
1º) Google/Waymo – 86.7 pontos
2º) GM Cruise – 86.6 pontos
4º) Aptiv
5º) Intel-Mobileye
6º) Grupo Volkswagen
7º) Daimler-Bosch
8º) Baidu
9º) Toyota
10º) Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi