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Criador e criatura: Gordon Murray explica o T.50s Niki Lauda

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A Gordon Murray Automotive desenvolveu o novo T.50s Niki Lauda, um supercarro projetado para as pistas e para o motorista/piloto, equipado com motor V12 de 725 cv e com a aerodinâmica apurada ao extremo. O próprio Gordon Murray explica a sua mais recente criação.

por Ricardo Caruso

Gordon Murray Automotive apresentou a versão de pista do supercarro T.50s Niki Lauda. Desenvolvido em paralelo com o T.50, é o superesportivo mais centrado no piloto que foi produzido até hoje. Segundo a empresa britânica, o T.50s Niki Lauda foi projetado, desenhado e construído para oferecer a melhor experiência possível em pista.

Assim como o T.50, o T50.s Niki Lauda foi concebido sem estar sujeito a qualquer compromisso, mas com uma especificação ainda mais extrema.

Com peso de apenas 852 kg, será equipado com uma versão reconfigurada do motor 3.9V12 da Cosworth, que desenvolve 725 cv de potência máxima a 12.100 rpm. A transmissão é feita por uma nova caixa de seis velocidades da Xtrac, com “paddle shift” (“borboletas”) no volante.

725-HP Gordon Murray T.50S Niki Lauda Named for Formula 1 Legend

Uma das geniais criações de Murray na Fórmula 1 foi a Brabham BT46B de 1978, com um “aspirador” na traseira. O próprio Lauda guiou e venceu com esse carro o GP da Suécia, mas o recurso acabou sendo proibido pela FIA (sempre ela…). No T50s, a avançada aerodinâmica, auxiliada por uma ventoinha de 400 mm na traseira, irá produzir carga aerodinâmica de 1500 kg, para assegurar o mais elevado desempenho pistas. 

Gordon Murray Automotive ha presentado el T.50s «Niki Lauda», una variante  extrema, de serie limitada y para uso solo en pista del hypercar GMA T.50 |  Diario automotor

A Gordon Murray Automotive vai produzir apenas 25 unidades do T.50s Niki Lauda, e cada um custará cerca de US$ 4 milhões, fora impostos. A produção terá início em janeiro de 2023 na fábrica de Dunsfold, após terem sido construídas as 100 unidades do supercarro T.50.

Gordon Murray explica que o “T.50 é o mais avançado carro de rua, mas sempre sonhei em ir mais além… e construir uma versão que proporcione o melhor desempenho possível em pista. Quando criamos o McLaren F1 GTR, ele foi desenvolvido como um Fórmula 1 de rua”.

F1Historic – Brabham BT46B | F1HISTORIC
A Brabham BT46B 1978 de Niki Lauda.

“Desde o início do projeto o T50s Niki Lauda foi projetado em paralelo com o T.50. Para o T.50, o nosso objetivo era claro: fazer o melhor carro para o motorista usar na rua. Com o T50.s Niki Lauda também era igualmente claro que a ideia era projetar o melhor carro para o piloto em pista”.

GMA T.50S Is a High-Downforce Track Monster Named for Niki Lauda

Murray acrescenta que a empresa não tinha interesse em obter o melhor tempo por volta ou criar um nave especial com grandes pneus e excessiva carga aerodinâmica à custa do envolvimento do motorista. “Para isso, teria que possuir a capacidade de pilotagem e a preparação física de um piloto de Fórmula 1 para conseguir tirar o melhor do automóvel”, destaca o “pai” do McLaren F1 GTR, considerado o melhor carro de todos os tempos.

“Em vez disso, estabeleci alguns parâmetros para criar o melhor carro para a experiência do piloto em pista: uma posição de condução central, motor V12 atrás dos ouvidos que passa das 12.000 rpm e entrega mais de 700 cv, além de um tempo de resposta mais rápido do que o T.50. A carga aerodinâmica está limitada a 1500 kg e o peso a menos de 900 kg”.

The T50S Niki Lauda is Gordon Murray's ultimate track-only supercar |  Instant News | Instant News Pakistan

O projetista destaca que o “T.50s Niki Lauda irá oferecer uma ligação visceral entre o piloto, o carro e a pista, algo nunca conhecido até hoje”.

Em termos de desenho, a equipe da GMA trabalhou na carroceria, para obter a melhor aerodinâmica possível, mantendo as proporções equilibradas e clássicas do T.50. A traseira inclui a ventoinha de 400 mm daquele modelo, acompanhada por um difusor ainda maior e uma nova asa em forma de delta.

Gordon Murray hace aún mejor al ya impresionante T.50 con la nueva versión Niki  Lauda - Foto 17 de 36 | Diariomotor

Os elementos aerodinâmicos continuam na seção dianteira, notadamente as entradas de ar atrás das rodas para otimizar o arrefecimento do motor e da transmissão.

GMA T.50 S Niki Lauda is Gordon Murray's tribute to a racing legend -  SlashGear

O novo motor Cosworth GMA V12 pesa apenas 162 kg e disponibiliza torque de 49 mkgf 9000 rpm. Em associação com a caixa de seis velocidades, este motor permite ao T.50s Niki Lauda alcançar velocidade máxima entre 321 km/h e 334 km/h.  


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