Tecnologia

Elétrico: primeiro Detroit SP:01 deixa a linha de montagem

Compartilhe!

A reencarnada marca Detroit Electric (1907-1939) anunciou a produção da primeira unidade do SP:01, modelo elétrico construído na fábrica de Leamington Spa, no Reino Unido. Este roadster, que tem por base o Lotus Elise, pretende ser o carro elétrico de dois lugares mais rápido e leve do mundo, recorrendo a uma carroceria feita de fibra de carbono e chassi de alumínio para garantir a dieta no peso.

291015detroit-1024x683

Com um motor elétrico de 210 kW (285 cv), o Detroit Electric SP:01 consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, atingindo os 250 km/h de velocidade máxima. De forma interessante, este modelo oferece três opções de caixa de câmbio: de série surge com uma única relação de marcha, havendo a opção de transmissões automáticas de duas velocidades ou manual de seis velocidades.

Para aumentar a rigidez estrutural, a bateria do SP:01 foi integrada no chassis, com a marca garantindo que se trata daquela que oferece maior densidade energética no mundo, com relação de 140 Wh/kg, podendo ser recarregada a partir da corrente elétrica doméstica, mas também de fornecer eletricidade à rede elétrica num sistema chamado “360 Powerbank’. Um avançado Sistema de Gestão de Bateria (BMS) recolhe toda a informação sobre o estado da bateria e a telemática pode transmiti-la direto para a fábrica.

A este respeito, o SP:01 conta com um aplicativo chamado SAMI (Smartphone Application Managed Infotainment), que utiliza tecnologia Android para fornecer acesso a outros aplicativos e à internet. Remotamente, via GSM, os usuários poderão saber onde está estacionado o veículo, ligar o climatizador de ar ou consultar o estado da carga da bateria.

A Detroit ainda não revelou preços deste seu novo modelo, garantindo que fará isso em breve


Compartilhe!
1714161840