Os muitos carros da vida de Diego Maradona
Diego Maradona dispensa apresentações. Foi um dos maiores -se não o maior- jogador de futebol de todos os tempos, e também técnico, inclusive da seleção da Argentina. Nasceu em 30 de outubro de 1960, numa região muito pobre de Buenos Aires. Além de ser considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos, também foi um dos mais polêmicos.
Misturava como ninguém inteligência, talento e domínio da bola com a malandreagem que o futebol exige, tendo ao longo dos anos feito jogadas unicas e históricas, conseguindo assim reunir milhões de fãs, sendo considerado uma divindade na Argentina onde, inclusive, foi criada uma igreja dedicada a Maradona. No dia 3 de novembro passado foi submetido com sucesso a uma cirurgia na cabeça, mas faleceu 22 dias depois.
Como qualquer personalidade, Maradona também teve na sua garagem vários automóveis, dos mais modestos aos mais raros, extravagantes e caros. AUTO&TÉCNICA mostra alguns dos automóveis que passaram pela garagem e pela vida de Diego Maradona.
Mercedes-Benz 450 SLC 5.0
Devido ao grande sucesso alcançado no Argentinos Juniors, seu primeiro clube, que defendeu de 1969 a 1981, os torcedores lhe deram de presente em 1980 um Mercedes-Benz 450 SLC 5.0, automóvel cuja produção nessa configuração foi limitada a 1133 unidades, para homologação nos ralis, equipado com um motor 5.0V8 de 237 cv. Como curiosidade, foi adquirido na concessionária de Juan Manuel Fangio e consta que foi o próprio ex-piloto que entregou o automóvel a Maradona. Esteve à venda em 2011 por US$ 50 mil.
Porsche 924
Com 19 anos de idade, Maradona adquiriu o seu primeiro automóvel, um Porsche 924, equipado com o motor de quatro cilindros, 2.0 e 125 cv de potência. Vendeu o carro em 1982, permanecendo na propriedade de vários colecionadores, que o mantiveram em boas condições. Em 2010 apareceu à venda no site sueco JamesList.
Fiat Europa 128 CLS
Este Fiat 128 foi o primeiro automóvel novo, adquirido por Maradona no dia 24 de dezembro de 1982. Foi este carro que o acompanhou nos seus últimos momentos de “vida normal” antes de sair do seu bairro para a Europa. Vendeu-o em 1984 e, em 2009, o pobre Fiat foi encontrado abandonado em Salto, Buenos Aires. Foi adquirido por um entusiasta, que o restaurou por completo.
Ford Sierra XR4
Entre fevereiro de 1986 e dezembro de 1987, Maradona foi proprietário de um Ford Sierra XR4. No entanto, devido ao fato de estar jogando fora da Argentina, quem o utilizava mais era o seu pai. Em 2017, foi vendido. O atual proprietário garante que o Ford Sierra XR4 de Maradona está em perfeitas condições, mas não original: colocaram gás nele…
Ferrari Testarossa
Em 1987, Maradona era considerado um Deus, época em que gozou a maior fama e reconhecimento em sua carreira. Naquela época, decidiu que necessitava de um automóvel que chamasse atenção, e nada melhor que um Ferrari. Pediu ao seu representante, Guillermo Cóppola, para o encomendar um Ferrari Testarossa, mas tinha uma condição: teria que ser preto. A Ferrari aceitou o seu pedido e o Testarossa saiu de fábrica vermelho e foi repintado -a pedido da própria marca- na cor Glasurit Nero Met 901/C.
Ferrari F40
Como acabou por vender o Testarossa ao presidente do Nápoli, Maradona encomendou outro Ferrari, desta vez um mais exclusivo, o F40. Mas houve um problema, Enzo Ferrari não aceitou pintar o seu exemplar em preto, tendo Maradona recebido o seu F40 vermelho. O modelo era comemorativo e todos eram vermelho. Além disso, ele não sabia que o F40 não vinha equipado com rádio ou ar condicionado, algo que não agradou o jogador.
Renault Fuego GTA Max
Em 1991 começam os problemas com drogas, com Diego Maradona sendo detido, acusado de posse de meio quilo de cocaína. Dois meses depois ganhou a liberdade, mas as coisas não corriam bem e acabou adquirindo um Renault Fuego GTA Max novo, equipado com motor de 2.2 de 123 cv, sendo o naqueles tempos o carro mais rápido produzido na Argentina. Não o usou muito e vendeu-o no ano seguinte. Apareceu à venda em 2018, por US$ 23 mil.
Ferrari F355 Spider
Em 1995, Maradona voltou para o Boca Juniors, e encomendou dois Ferrari F355 Spider, exatamente iguais e, desta vez, já não lhe incomodava muito a cor vermelha. Em 2005, um dos F355 foi leiloado pela Diego Armando Maradona Producciones S.A, com 37.800 km, pelo valor de US$ 670.150. Em 2009 foi adquirido por um membro da “gang” Loza (uma das máfias que atua na Argentina), sendo apreendido em dezembro de 2018, passando para a posse do Estado.
Scania T 113H 360 Topline
Outro momento complicado da carreira de Maradona ocorreu em 1994, quando foi pego no antidoping e ficou de fora da Copa do Mundo de 1994. Com o regresso ao Boca Juniors, Maradona entrou na sua fase mais turbulenta, após o caso de doping. Para fugir dos jornalistas e tentar passar despercebido, adquiriu o seu veículo mais insólito: um caminhão Scania T 113H 360 Topline.
Mini Cooper S
Durante os anos 2000, Maradona adquiriu dois Mini, um Cooper S Hot Pepper 2005 e um Cooper S 2009. Em 2010 vendeu o Cooper S, por US$ 32.000.
BMW i8
Na sua temporada como técnico na Arábia Saudita, adquiriu logo um BMW i8, automóvel esportivo híbrido, que combina um motor de três cilindros a gasolina de 1.5 litros e 231 cv, com um elétrico de 131 cv, para totalizar a potência combinada de 362 cv.
Rolls-Royce Ghost
Em 2018, para manter um nível de status mais seleto ainda, adquiriu também um Rolls-Royce Ghost, de cor azul. Este modelo está equipado com o motor 6.6V12 Twin Turbo de cilindrada 570 cv de potência.
Overcomer Hunta
Quando Maradona abandonou o Dubai, para ir para a Bielorrússia, para ser vice-presidente do Dynamo Brest, recebeu como presente um automóvel militar anfíbio, um Overcomer Hunta, fabricado pela Sohra Group.
Chevrolet Camaro RS
Em 2019, quando foi para o Dorados de Sinaloa, no México, recebeu de presente um Chevrolet Camaro RS, equipado com o motor 3.6V6 de 335 cv, tudo para fazer o clube subir para a primeira divisão do campeonato mexicano.
BMW M4
Este foi o último carro da Maradona, um BMW M4, equipado com o motor de seis cilindros em linha, 3.0, de 431 cv. Como Maradona era diferente em tudo, equipou o automóvel com sirenes e luzes de polícia. O carro foi comprado em julho deste ano por US$ 193,9 mil,