Classic Cars

Os muitos carros da vida de Diego Maradona

Compartilhe!

Diego Maradona dispensa apresentações. Foi um dos maiores -se não o maior- jogador de futebol de todos os tempos, e também técnico, inclusive da seleção da Argentina. Nasceu em 30 de outubro de 1960, numa região muito pobre de Buenos Aires. Além de ser considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos, também foi um dos mais polêmicos.

Misturava como ninguém inteligência, talento e domínio da bola com a malandreagem que o futebol exige, tendo ao longo dos anos feito jogadas unicas e históricas, conseguindo assim reunir milhões de fãs, sendo considerado uma divindade na Argentina onde, inclusive, foi criada uma igreja dedicada a Maradona. No dia 3 de novembro passado foi submetido com sucesso a uma cirurgia na cabeça, mas faleceu 22 dias depois.


Subastan la Ferrari F355 Spider de Maradona por MercadoLibre


Como qualquer personalidade, Maradona também teve na sua garagem vários automóveis, dos mais modestos aos mais raros, extravagantes e caros. AUTO&TÉCNICA mostra alguns dos automóveis que passaram pela garagem e pela vida de Diego Maradona.


Mercedes-Benz 450 SLC 5.0


Devido ao grande sucesso alcançado no Argentinos Juniors, seu primeiro clube, que defendeu de 1969 a 1981, os torcedores lhe deram de presente em 1980 um Mercedes-Benz 450 SLC 5.0, automóvel cuja produção nessa configuração foi limitada a 1133 unidades, para homologação nos ralis, equipado com um motor 5.0V8 de 237 cv. Como curiosidade, foi adquirido na concessionária de Juan Manuel Fangio e consta que foi o próprio ex-piloto que entregou o automóvel a Maradona. Esteve à venda em 2011 por US$ 50 mil.


Porsche 924


Com 19 anos de idade, Maradona adquiriu o seu primeiro automóvel, um Porsche 924, equipado com o motor de quatro cilindros, 2.0 e 125 cv de potência. Vendeu o carro em 1982, permanecendo na propriedade de vários colecionadores, que o mantiveram em boas condições. Em 2010 apareceu à venda no site sueco JamesList.


Fiat Europa 128 CLS


Este Fiat 128 foi o primeiro automóvel novo, adquirido por Maradona no dia 24 de dezembro de 1982. Foi este carro que o acompanhou nos seus últimos momentos de “vida normal” antes de sair do seu bairro para a Europa. Vendeu-o em 1984 e, em 2009, o pobre Fiat foi encontrado abandonado em Salto, Buenos Aires. Foi adquirido por um entusiasta, que o restaurou por completo.


Ford Sierra XR4


Entre fevereiro de 1986 e dezembro de 1987, Maradona foi proprietário de um Ford Sierra XR4. No entanto, devido ao fato de estar jogando fora da Argentina, quem o utilizava mais era o seu pai. Em 2017, foi vendido. O atual proprietário garante que o Ford Sierra XR4 de Maradona está em perfeitas condições, mas não original: colocaram gás nele…


Ferrari Testarossa


Em 1987, Maradona era considerado um Deus, época em que gozou a maior fama e reconhecimento em sua carreira. Naquela época, decidiu que necessitava de um automóvel que chamasse atenção, e nada melhor que um Ferrari. Pediu ao seu representante, Guillermo Cóppola, para o encomendar um Ferrari Testarossa, mas tinha uma condição: teria que ser preto. A Ferrari aceitou o seu pedido e o Testarossa saiu de fábrica vermelho e foi repintado -a pedido da própria marca- na cor Glasurit Nero Met 901/C.


Ferrari F40


Como acabou por vender o Testarossa ao presidente do Nápoli, Maradona encomendou outro Ferrari, desta vez um mais exclusivo, o F40. Mas houve um problema, Enzo Ferrari não aceitou pintar o seu exemplar em preto, tendo Maradona recebido o seu F40 vermelho. O modelo era comemorativo e todos eram vermelho. Além disso, ele não sabia que o F40 não vinha equipado com rádio ou ar condicionado, algo que não agradou o jogador.


Renault Fuego GTA Max


Em 1991 começam os problemas com drogas, com Diego Maradona sendo detido, acusado de posse de meio quilo de cocaína. Dois meses depois ganhou a liberdade, mas as coisas não corriam bem e acabou adquirindo um Renault Fuego GTA Max novo, equipado com motor de 2.2 de 123 cv, sendo o naqueles tempos o carro mais rápido produzido na Argentina. Não o usou muito e vendeu-o no ano seguinte. Apareceu à venda em 2018, por US$ 23 mil.


Ferrari F355 Spider


Em 1995, Maradona voltou para o Boca Juniors, e encomendou dois Ferrari F355 Spider, exatamente iguais e, desta vez, já não lhe incomodava muito a cor vermelha. Em 2005, um dos F355 foi leiloado pela Diego Armando Maradona Producciones S.A, com 37.800 km, pelo valor de US$ 670.150. Em 2009 foi adquirido por um membro da “gang” Loza (uma das máfias que atua na Argentina), sendo apreendido em dezembro de 2018, passando para a posse do Estado.


Scania T 113H 360 Topline


Outro momento complicado da carreira de Maradona ocorreu em 1994, quando foi pego no antidoping e ficou de fora da Copa do Mundo de 1994. Com o regresso ao Boca Juniors, Maradona entrou na sua fase mais turbulenta, após o caso de doping. Para fugir dos jornalistas e tentar passar despercebido, adquiriu o seu veículo mais insólito: um caminhão Scania T 113H 360 Topline.


Mini Cooper S


Durante os anos 2000, Maradona adquiriu dois Mini, um Cooper S Hot Pepper 2005 e um Cooper S 2009. Em 2010 vendeu o Cooper S, por US$ 32.000.

Maradona llega al predio de la AFA en Ezeiza en su Mini Cooper.


BMW i8


Na sua temporada como técnico na Arábia Saudita, adquiriu logo um BMW i8, automóvel esportivo híbrido, que combina um motor de três cilindros a gasolina de 1.5 litros e 231 cv, com um elétrico de 131 cv, para totalizar a potência combinada de 362 cv.


Rolls-Royce Ghost


Em 2018, para manter um nível de status mais seleto ainda, adquiriu também um Rolls-Royce Ghost, de cor azul. Este modelo está equipado com o motor 6.6V12 Twin Turbo de cilindrada 570 cv de potência.


Overcomer Hunta


Quando Maradona abandonou o Dubai, para ir para a Bielorrússia, para ser vice-presidente do Dynamo Brest, recebeu como presente um automóvel militar anfíbio, um Overcomer Hunta, fabricado pela Sohra Group.


Chevrolet Camaro RS


Em 2019, quando foi para o Dorados de Sinaloa, no México, recebeu de presente um Chevrolet Camaro RS, equipado com o motor 3.6V6 de 335 cv, tudo para fazer o clube subir para a primeira divisão do campeonato mexicano.


BMW M4


Este foi o último carro da Maradona, um BMW M4, equipado com o motor de seis cilindros em linha, 3.0, de 431 cv. Como Maradona era diferente em tudo, equipou o automóvel com sirenes e luzes de polícia. O carro foi comprado em julho deste ano por US$ 193,9 mil,


Compartilhe!
1714275416