Peugeot apresenta o 308 Racing Cup: 1.6 e 308 cv
A Peugeot apresenta o 308 de competição. O novo 308 Racing Cup é um carro que, segundo a Peugeot, “nasceu para correr”, com esta versão de pista exibindo 308 cv vindos do motor 1.6 THP.
A versão mais potente de rua do Peugeot 308 europeu, a GTI, ganhou a companhia do novo 308 Racing Cup. Usando o mesmo motor 1.6 THP que o GTI, nesta versão de pista a potência sobe 38 cv, indo para o total de 308 cv. Um dos segredos deste upgrade é o uso do turbo, que surge também no 208T16.
O “irmão gêmeo de rua”, como a marca francesa define o 308 GTi, também é a origem de diversos elementos da nova proposta da Peugeot, mas existem ainda outros atributos específicos do Racing Cup. Com o objetivo de não fazer feio em autódromos de todo o mundo, este modelo foi desenvolvido com o apoio da Peugeot Sport. Tem freios com pinças de seis pistões e caixa de câmbio com seis marchas e borboletas para trocas junto ao volante, além de ter sofrido uma dieta impressionante, que baixou seu peso para próximo dos 1000 kg.
O visual, que poderá ser apreciada ao vivo pela primeira vez no Salão de Frankfurt, procura comprovar que se está na presença de um carro de pista, com o desenho sendo ainda mais musculoso que o do 308 GTI. Para isso contribui o aumento da largura em 107 mm (agora é de 1510 mm), e também a asa inspirada nos carros do WTCC (competição dominada pela outra marca do Grupo PSA, a Citröen).
Este aerofólio procura também melhorar o comportamento aerodinâmico do 308 Racing Cup, para o qual contribuem também os para-choques, de desenho extremamente agressivo nas extremidades. Um último detalhe destacado pela marca foram as rodas aro 18’, calçadas com pneus slicks ou de chuva nos campeonatos onde irá substituir a RCZ Racing Cup e também em provas de Turismo.
Foi já confirmado que o modelo estará presente, nos dias 24 e 25 de outubro, no circuito de Paul Ricard, onde vai mostrar os seus dotes na última prova da GT Tour.