Renault: Scénic voltará à vida SUV e elétrico

Compartilhe!

Na Europa, a Renault vê como próximo o desaparecimento do Scénic, lançado em 1996, fabricado também no Brasil e que está em sua quarta geração. Mas uma coisa é certa, a minivan vai morrer para reencarnar rapidamente. Mais precisamente na forma de um veículo elétrico, de desenho radical, movido também a hidrogênio. E, garante a marca francesa, já para 2024. O Scénic Vision Concept antecipa o que está por vir.

Da Redação

A notícia já circula na imprensa europeia, depois de declarações do vice-presidente de desenho do Grupo Renault, Gilles Vidal, que adiantou um pouco de como será a próxima encarnação do Scénic.

Segundo o executivo, o futuro Scénic -do qual já existe um conceito- que servirá de ponto de partida para o modelo de produção, fará parte da oferta de modelos 100% elétricos da marca francesa, com posicionamento abaixo do elétrico Renault Mégane E-Tech. Coisas que só conhecemos aqui por fotografias.

O concept Renault Scénic Vision deverá dar origem ao Scénic renascido... em 2024
O conceito Renault Scénic Vision deverá dar origem ao novo Scénic já em 2024

Por outro lado e prometido desde agora com um sistema de propulsão elétrica a bateria, a Renault também destaca o fato do conceito que vai servir de base exibir um trem de força elétrico, mas a hidrogênio. Esta solução reflete uma ideia mais ampla, por parte do fabricante, nesta área, e que a marca pretende que se torne mais constante depois de 2030, em particular nos modelos veículos comerciais leves.

nome cênico usado novamente para um novo e inovador renault fcev carro conceito

Sobre o concept Scenic Vision, destaque para as dimensões externas, com comprimento de 4,49 metros, largura de 1,90 m e altura de 1,59 m, o que faz deste conceito um modelo mais comprido (em 280 mm), mais largo (120 mm) e mais alto (85 mm) que o Mégane E-Tech Electric , além da distância entre-eixos 135 mm mais longa. Aspectos que, ainda assim, não impedem que o Scénic Vision descarte a configuração do atual Scénic, de minivan para assumir as linhas de um SUV.

nome cênico usado novamente para um novo e inovador renault fcev carro conceito

Sobre o desenho, a Renault destaca o “visual moderno com um  lado sustentável”, nas quais não falta igualmente a identificação com o Mégane E-Tech Electric por meio das lanternas e faróis bem estreitos com LED, assim como um certo e natural intercâmbio tecnológico. Isso inclui soluções como as portas traseiras com abertura contrária (as portas “suicidas”), operadas eletricamente ao se pressionar do logotipo Renault presente nas mesmas. Com isso, a marca francesa ressalta o fácil acesso e saída do carro, graças à inexistência de colunas B (centrais).

Para quem for bom observador, a “assinatura” da luz frontal, nas extremidades do pára-choque, é metade do logotipo da Renault. “E isso o torna muito reconhecível, mas também relevante para a marca. Ele estará no carro de que estamos falando, e será usado em toda a linha, de muitas maneiras diferentes”, explicou Vidal.

O Scénic Vision prescinde dos pilares B, como forma de facilitar o acesso e saída do habitáculo
O conceito Scénic Vision não tem as colunas centrais e as portas traseiras são contrárias (“suicidas”), o que facilita a entrada e saída dos ocupantes

Quem acredita que tudo isto só é possível num concept, é o próprio executivo da marca que responde: embora podendo ainda ser evoluído, o atual desenho exterior do Scénic Vision será aplicado, em cerca de 90%, na versão de produção a ser lançada em 2024.

nome cênico usado novamente para um novo e inovador renault fcev carro conceito

Passando para o interior, a Renault destaca também o fato do Scénic Vision ser fabricado com cerca de 70% de materiais reciclados, dos quais, 95% são também recicláveis. Incluindo as baterias.

Entre as prioridades está a maximização do espaço, o que fez, por exemplo, os trilhos externos dos bancos serem ficados nos painéis das portas, como forma de facilitar a entrada. O próprio painel da porta do motorista pode mover-se, como forma de ajustar o posicionamento do banco.

O interior do concept Scénic Vision contempla vários ecrãs, dos mais diferentes tamanhos
O interior do concept Scénic Vision exibe várias telas, de diferentes tamanhos

Por fim, interessante é a presença de microfones e alto-falantes em cada banco, para “criar um ambiente sonoro único” para cada ocupante, assim como de uma tela no volante que mostra os lugares traseiros, e telas giratórias, que se posicionam conforme a visão do motorista. Ou ainda de uma tela grande, em toda a largura do painel, que recorre a câmeras na frente para melhorar a visibilidade em até 24%.

Ainda entre as tecnologias, um sistema “Safety Coach” que analisa o comportamento do motorista, sugerindo formas de melhorar a sua condução; várias telas com informações configuráveis, e sistema de reconhecimento facial, que faz com que o interior do carro se adapte aos gostos de cada motorista.

Sobre o trem de força deste Scénic Vision, a Renault adiantou que se trata de um só motor elétrico, de 215 cv, e que surge montado na frente, acompanhado de uma bateria de capacidade menor (40 kWh). Como maior novidade, temos a aplicação de um sistema de célula de combustível (Fuel Cell) a hidrogênio de 15 kW, capaz de recarregar a bateria quando em movimento.

A plataforma que deverá servir de base à versão de produção do Renault Scénic Vision Concept
Esta é a plataforma que deverá servir de base à versão de produção do Renault Scénic Vision Concept

Para justificar isso, a Renault acredita que, a partir de 2030, a rede de abastecimento de hidrogênio terá abrangência muito ampla, o que permitirá conduzir por mais de 800 km sem necessidade de abastecer. Sendo que, quando isso for preciso, serão necessários apenas cinco minutos para repor a totalidade da autonomia. Ainda sobre esta solução, os jornalistas especializados europeus lembram que os engenheiros da marca já estão desenvolvendo uma arquitetura totalmente nova para veículos elétricos a hidrogênio, que ainda está em fase de testes e protótipos.

2024 renault scenic carro elétrico revelado: preço, especificações e data de lançamento

Quanto à esta plataforma, Vidal revelou que, embora a solução CMF-B EV -que dará forma ao futuro Renault 5- tenha sido pensada, a solução para o Scénic Vision de produção deverá passar pela mesma arquitetura do Mégane E-Tech Electric. Afinal, uma plataforma com tanques de hidrogênio só deverá estar pronta para ser usada num veículo de produção na década de 2030.

nome cênico usado novamente para um novo e inovador renault fcev carro conceito
Curiosidade: este foi o conceito do Renault Scénic apresentado em 1990.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español