Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Sistemas de freios do futuro também serão elétricos

Compartilhe!

Diga adeus aos centenários sistema de freios hidráulicos. O futuro é (também nessa área) elétrico. Quem afirma isso é a Brembo, garantindo que os sistemas de frenagem elétricos estão prontos para chegar às ruas.

Numa entrevista recente à imprensa norte-americana, Giovanni Canavotto, chefão da divisão local da marca, não só confirmou que os freios elétricos são o futuro, como afirmou que a tecnologia já está em testes de  desenvolvimento. Tudo apontando para que venha a ser comercializada muito em breve.

 “Os sistemas de frenagem elétricos serão dominantes ao longo da próxima década. Os sistemas ‘brake-by-wire’ (freios de atuação remota) garantem a nós e aos fabricantes de automóveis, uma enorme flexibilidade em termos de afinação. Há anos que os usamos na Fórmula 1. Nos carros do futuro, vão poder ser ajustados ao gosto do motorista, oferecendo sensações de acordo com as preferências, tal como acontece hoje em dia com os sistemas de modos de condução, suspensão e direção”. Giovanni Canavotto, CEO da Brembo USA

Outra razão que, segundo o mesmo executivo, contribuirá para a implantação dos sistemas de frenagem elétricos, é a vontade dos fabricantes de automóveis eletrificarem não apenas o sistema de tração, mas todos os componentes técnicos dos carros.

 

Travões Brembo

“A maior parte dos fabricantes tem demonstrado a vontade de eletrificar todos os sistemas do veículo, além da propulsão. Os sistemas “brake-by-wire” não dependem de qualquer motor elétrico, não necessitando sequer de sistemas elétricos de 48V”, afirmou Canavotto.

Já quanto à questão sobre quando é que poderemos ver tal tecnologia comercializada, o chefão da Brembo USA revela que será um processo de mudança lento, “tal como aconteceu quando da passagem dos freios a tambor para os a disco”.

 

De resto, acrescenta, ainda existe bastante trabalho de desenvolvimento a se fazer, em especial nos sistemas de controle, até porque “os sistemas elétricos tendem a apresentar uma caraterística do tipo ligar/desligar”. Isso, no entanto, não impede que apresentem grandes vantagens, porque os sinais elétricos são mais rápidos e facilmente configuráveis que as soluções mecânicas, além de que os sistemas ‘by-wire’ simplificam as arquiteturas dos veículos”.

Resumindo: os dias dos sistemas de freios hidráulicos parecem estar realmente contados.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *