Classic Cars

Toyota salva seu mais antigo carro de corridas ainda existente

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Este Toyota Sports 800 de 1965 acabou de ser apresentado pela Toyota. Salv e restaurado, a marca japonesa acredita ser este o mais antigo carro de corridas por ela fabricado ainda existente. Em resumo, uma verdadeira jóia.

Derivado do 800 de produção, que foi também o primeiro esportivo comercializado pela marca japonesa, este Toyota Sports 800, com o chassi número 10007, terá sido uma dos quatro unidades convertidas para competição, que participaram do “500 km de Suzuka” de 1966. Esta unidade em especial terminou a prova no segundo lugar, pilotada por Mitsuo Tamura.

Embora com potência máxima de apenas 46 cv, retirada de um motorzinho de 790 cm3, a vitória na corrida -em que participaram rivais com motores de 2.0 litros- acabou mesmo sendo de um dos Toyota Sports 800. Tudo graças ao seu baixo peso e à aerodinâmica extremamente eficiente.

Desenvolvido por Tatsuo Hasegawa, ex-engenheiro aeronáutico e “pai” do primeiro Corolla, usou os seus conhecimentos para definir uma forma aerodinamicamente eficiente para o Sports 800. Na época, o trabalho por ele desenvolvido no túnel de vento foi considerado revolucionário na indústria automotiva.

Também inovou no capítulo da construção, tendo sido o primeiro modelo japonês de produção a recorrer a uma combinação de aço e alumínio, fato que lhe permita ter peso de 580 kg.

Na corrida em Suzuka, a combinação de baixo peso e baixa resistência aerodinâmica, permitiu que os Sports 800 fizessem médias de 9 km/litro de gasolina em ritmo de corrida, o que garantiu enorme vantagem, tendo sido os únicos que não tiveram de parar para reabastecer. Situação que levou, inclusive, os organizadores da prova a vistoriar os tanques de combustível, apenas para descobrir que, não só estavam em conformidade com o regulamento, como ainda tinham 30% de combustível.

Eesta unidade, que correu com o número 3, foi descoberto numa garagem e recuperado pela divisão de competição Toyota Gazoo Racing, que decidiu pintá-lo com a mesma decoração já usada no Yaris WRC e no protótipo LMP1.

A restauração foi feita com base em informações antigas, a partir das quais foi possível reconstruir componentes e fabricar novas partes, permitindo assim a reconstrução de mais de metade da carroceria. O mesmo aconteceu com a suspensão de competição e os componentes do motor.
 

 


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