GRUPO VW LUCROU “SÓ” US$ 13 BI EM 2013
Apesar da costumeira choradeira e lamúrias no Brasil, contas feitas e descontando as marcas de caminhões MAN e Scania, o grupo Volkswagen vendeu no mundo 9,5 milhões de unidades em 2013, o que significa aumento de 4,8%. No lado da Audi, a segunda marca de luxo no mundo atrás da BMW e na frente da Mercedes-Benz, as vendas aumentaram 8,3%, in do para 1,58 milhões de unidades, enquanto a Porsche cresceu 15%, saltando para 162 145 unidades.
Já no caso da Skoda, as vendas caíram 2% (920.800 unidades) em 2013,, enquanto a Seat avançou quase 11% (355 mil unidades), ajudada pelo Leon, um sucesso de vendas. Finalmente, o volume de vendas da VW Veículos Comerciais não registou evolução significativa, ficando em 551.900 unidades comercializadas.
O desafio para 2014 será manter o ritmo de crescimento. Christian Klingler, responsável pela vendas do grupo VW, explicou que “no que diz respeito ao ano de 2014, esperamos um desenvolvimento do mercado ao nível de 2013. Mesmo que o mercado europeu pareça estar estável, a incerteza continua no ar e os desafios que os mercados vão enfrentar ficarão inalterados”.
Para responder a esses desafios, o grupo vai apresentar 60 novos modelos (entre novidades absolutas e remodelações) em 2014, incluindo novidades no Golf, além de fazer crescer sua rede de vendas em mercados como a China, Rússia e Ásia -tendo sempre como objetivo ser o maior construtor mundial de carros em 2018.
Para agora, reassumiu a liderança entre os construtores estrangeiros na China, o maior mercado mundial, com 16% de aumento de vendas (3,27 milhões de unidades). Assim, a marca VW fechou o ano com lucro operacional de 6% (3,5% em 2012) e até a Seat, que em 2012 perdeu quase US$ 200 milhões, apresentará em 2013 lucro operacional de 5%.
Tudo isto, porém, não impede que a direção do grupo não esteja pensando na necessidade de cortar custos. Desde que Martin Winterkorn assumiu o grupo como CEO, adquiriu a Porsche, a Scania, a MAN e a Ducati, e mais que duplicou as fábricas em todo o mundo, chegando agora em 105 unidades fabris.
O relatório financeiro só será publicado no dia 13 de março, mas o grupo VW reiterou as cifras que lançou no final de 2013, ou seja, igualar os US$ 13 bilhões de lucro operacional registados em 2012, valor prejudicado pelos investimentos em novas tecnologias e no aumento da capacidade de produção. Para que este ano de 2014, é certo o regresso ao crescimento dos lucros. Apesar das repetidas e desacreditadas cantilenas da marca no Brasil…